A seleção japonesa assegurou seu lugar nas quartas de final da Copa Asiática no Catar com uma vitória por 3 a 1 sobre o Barein na quarta-feira.
Ritsu Doan, destaque na Copa do Mundo, e a estrela do Real Sociedad, Takefusa Kubo, marcaram para o Samurai Azul antes de um erro entre o goleiro Zion Suzuki e o atacante Ayase Ueda resultar em um gol contra que deu um breve alento a Barein.
No entanto, o candidato à Chuteira de Ouro, Ueda, se redimiu com seu quarto gol no torneio para completar uma vitória dominante dos quatro vezes campeões asiáticos recordes no Estádio Al Thumama, em Doha.
A vitória nas oitavas de final pode ter um custo para o técnico do Japão, Hajime Moriyasu, que perdeu o meio-campista do Celtic, Reo Hatate, devido a uma aparente lesão na perna no primeiro tempo.
O ala do Brighton & Hove Albion, Kaoru Mitoma, fez sua primeira aparição no torneio, saindo do banco no segundo tempo após perder todos os três jogos da fase de grupos devido a uma lesão no tornozelo.
O goleiro de Barein, Ebrahim Lutfallah, foi forçado a uma defesa precoce quando Ko Itakura cabeceou com perigo de um escanteio.
O Samurai Blue converteu sua esmagadora posse de bola no gol de abertura quando Doan empurrou para dentro depois que Seiya Maikuma acertou a trave com um chute de longa distância aos 31 minutos.
Itakura chegou perto com outra cabeçada antes de Kubo marcar o segundo do Japão aos 49 minutos, quando um toque desviado da defesa de Barein o deixou em posição legal diretamente na frente do gol.
Embora tenham avançado para a próxima fase com poucos problemas, a defesa instável em lances de bola parada do Japão os viu mais uma vez incapazes de manter um placar limpo.
Defendendo um raro escanteio para Barein, Suzuki não conseguiu afastar convincentemente antes de colidir com Ueda na linha do gol, fazendo a bola entrar no gol aos 64 minutos.
O atacante do Feyenoord, Ueda, restaurou a vantagem de dois gols do Japão oito minutos depois, finalizando com calma da direita da área com uma assistência de Maikuma.