top of page
Buscar

Falha no sistema bancário afeta mais de 5 milhões de transações

O sistema de compensação de pagamentos do Japão ainda não se recuperou de um problema detectado no dia anterior, que afetou mais de 5 milhões de transações, de acordo com o operador da rede. Nesta quarta-feira, dia 11, foi anunciado que os trabalhos de restauração continuarão até quinta-feira.


A Rede de Compensação de Pagamentos dos Bancos Japoneses, que ainda está usando medidas de backup para processar as transações, afirmou que tem como objetivo restaurar totalmente o sistema até as 8h30 de quinta-feira.


O problema interrompeu mais de 2,5 milhões de transferências de dinheiro do MUFG Bank e de outros 10 bancos para outras instituições financeiras, incluindo 1,4 milhão na terça-feira, além de 2,5 milhões de transferências para os 11 bancos a partir de outras instituições.


As transferências por meio de caixas eletrônicos, serviços bancários online e atendimentos presenciais sofreram atrasos significativos.


A falha no sistema afetou os pagamentos de subsídio infantil em algumas prefeituras e atrasou os pagamentos de seguros por parte de algumas empresas.


"Queremos que eles (o operador) tomem as medidas necessárias para a restauração o mais rápida possível", disse o secretário-chefe, Hirokazu Matsuno, em entrevista à imprensa na quarta-feira.


De acordo com a Associação de Banqueiros Japoneses, esta é a primeira vez que os clientes bancários são impactados por um problema no sistema desde o lançamento da rede em 1973.


A falha foi detectada na manhã de terça-feira após uma atualização do sistema realizada durante o feriado de três dias. Um defeito em um sistema de computador que transmite dados de transação entre as instituições financeiras e a rede de compensação causou a interrupção, segundo o operador.


A maioria dos bancos japoneses está conectada à rede de pagamento-chave, conhecida como sistema Zengin, que processa uma média de 6,5 milhões de transações e mais de 12 trilhões de ienes (cerca de US$ 81 bilhões) por dia.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page