As duas empresas anunciaram uma parceria estratégica para avançar na produção em larga escala de baterias de estado sólido, consideradas a próxima geração de baterias para veículos elétricos. Essa colaboração visa o desenvolvimento de tecnologia de produção em massa de eletrólitos sólidos, aumento da produtividade e a construção de uma cadeia de suprimentos robusta.
A Toyota e a Idemitsu, líderes globais em pesquisa de materiais para baterias, planejam trabalhar juntas para tornar a comercialização das baterias de estado sólido uma realidade mais concreta, visando 2027-2028. Esta decisão segue o anúncio anterior da Toyota em junho de 2023, durante o Technical Workshop, de que planejavam a comercialização dessas baterias para esse período.
O compromisso com a produção de baterias de estado sólido é parte dos esforços das duas empresas para atingir metas de carbono neutro. A Idemitsu está focada na implementação de tecnologias avançadas de energia e materiais, enquanto a Toyota adota uma abordagem de "multipathway" para desenvolver opções essenciais, incluindo veículos elétricos a bateria (BEV). Ambas as empresas têm histórico no desenvolvimento de tecnologia relacionada a baterias, com a Idemitsu trabalhando nessa área desde 2001 e a Toyota desde 2006.
A colaboração se concentrará no desenvolvimento de eletrólitos sólidos baseados em sulfetos, considerados altamente eficientes para EVs, devido à sua capacidade de alta capacidade e potência. Esses eletrólitos sólidos baseados em sulfetos têm a vantagem de serem flexíveis e facilmente compatíveis com outros materiais, tornando o processo de fabricação de baterias mais eficiente.
Para avançar no processo de produção em larga escala, as empresas estabelecerão equipes conjuntas de dezenas de especialistas em várias fases:
Fase 1: Preparação de dispositivos de produção em massa (piloto) para o desenvolvimento e produção de eletrólitos sólidos baseados em sulfetos.
Idemitsu e Toyota trabalharão em conjunto para melhorar a qualidade, reduzir custos e cumprir os prazos, usando os dispositivos de produção em massa (piloto) da Idemitsu.
Fase 2: Produção em massa com dispositivos de produção em massa em uso.
Idemitsu se encarregará de fabricar eletrólitos sólidos baseados em sulfetos usando dispositivos de produção em massa em uso. Enquanto isso, a Toyota se concentrará no desenvolvimento de baterias de estado sólido que incorporam esses eletrólitos, com o objetivo de introduzir veículos com essas baterias no mercado entre 2027 e 2028.
Fase 3: Avaliação da produção em larga escala futura.
Com base no desempenho da Fase 2, ambas as empresas avaliarão a viabilidade da produção em larga escala e a comercialização futura.
Esta colaboração promete combinar o conhecimento técnico em materiais de ambas as empresas com a experiência da Toyota em processamento e montagem de baterias, visando à produção de eletrólitos sólidos eficientes e, por fim, à realização da produção em larga escala de baterias de estado sólido.
Ambas as empresas esperam que essa colaboração não apenas beneficie a transição para veículos elétricos mais sustentáveis, mas também contribua para o objetivo global de neutralidade de carbono, à medida que o mundo se move em direção a um futuro mais ecológico.